Buscar

O poder do agora


O poder do agora é uma coisinha muito simples, mas ao mesmo tempo muito difícil. É deixar de lado as preocupações do passado e a concentração excessiva no futuro para focar inteiramente no que mais importa: o presente.


O poder de viver o momento presente está relacionado também com a busca da plenitude e com ela o que chamamos de felicidade (existem diferentes tipos para diferentes pessoas). Pois só vivendo o agora você consegue canalizar o melhor para si, enxergando o autoconhecimento, produtividade, gratidão e autocuidado colocados em prática de forma equilibrada.


Vamos destrinchar mais essa ideia?



Importância de viver o agora


O passado não pode ser alterado e o futuro não existe, e o importante para todos nós é o momento presente. Por isso o agora é tão poderoso, porque nele está canalizado todo o potencial de mudança e realização.


Além disso, pensar dessa forma garante uma série de vantagens:

  • Prestar atenção às suas atividades diárias com mais dedicação, sem se perder em preocupações sobre o futuro ou recordações do que passou;

  • Com mais atenção, seu rendimento no trabalho aumenta e há um maior aproveitamento daquilo que faz agora, expandindo a sua jornada;

  • Diminui a ansiedade, mantendo o foco no agora e não em como serão as coisas no futuro;

  • A percepção do passado e do futuro como consequências do presente, e dessa maneira, a importância de vivê-lo plenamente.



Como viver o presente ajuda na vida profissional?


Um estudo da Universidade de Warwick, do Reino Unido, aponta que colaboradores felizes são 12% mais produtivos no ambiente de trabalho. Além disso, a Universidade da Califórnia indica que funcionários mais satisfeitos trazem aumento de 37% nas vendas e também são três vezes mais criativos.


O poder do agora permite desfrutar o que há de melhor na vida. Enxergar o presente faz com que os profissionais realizem as suas atividades com mais vontade e atenção, colaborando com a diminuição de erros e perdas.


Sendo assim, as organizações também ganham muito com os que olham para o momento atual. Se um trabalhador está mais feliz, com foco e criatividade voltados para o seu trabalho, consequentemente, ele tende a melhorar e alcançar melhores resultados de um negócio através de inovações que podem até mesmo, transformar a maneira de como a empresa funciona.




Relaxar e viver no agora


Mas não são apenas benefícios para a vida profissional que colhemos quando estamos mais atentos ao presente, é no agora que vivem todos os nossos desejos, sonhos e verdades. Não vivemos no passado, apenas damos significado, aqui e agora, às nossas lembranças. O passado não passa de recordações. Isso mesmo, o passado é só isso e nada mais, logo, viver o que já passou significa viver na eterna ilusão.


Por outro lado, indivíduos que se preparam constantemente para o futuro automaticamente também deixam de viver o agora, planejando demais, restringindo sentimentos, além de viverem em constante estado de ansiedade. O futuro é o significado presente que damos às nossas expectativas. Acreditar na existência do futuro é ilusão, pois o futuro é uma expectativa presente.


A ansiedade acontece quando há um modelo de perfeição (ou preocupação) do que está por vir. Sendo assim cria-se uma expectativa, uma aflição constante. A pessoa não consegue mais curtir o agora, por esperar pelo depois.


Ao ficar nesse mundo da imaginação de uma felicidade futura, ele trava de viver no presente, criando uma bola de neve: na espera de um futuro melhor, a pessoa se esquece do presente; quando o futuro chega, já não é mais futuro e sim o presente; então, a pessoa continua a esperar. E essa espera irá durar até que descubra que o futuro nunca chegará, pois ele não existe, e não tem como ser feliz com coisas que não existem. Só se pode ser feliz aqui e agora, no presente.




Meditação como prática de viver o agora


Se concentrar de maneira tranquila no corpo e na mente, contribui para que você saiba lidar de maneira mais consciente e assertiva nos eventos do seu dia a dia. Dessa forma, você se torna mais consciente do que está acontecendo ao seu redor, sabendo agir de maneira mais significativa com as experiências, e menos reativa.


Há muitas maneiras de chegar neste estado de espírito, dentre elas estão: a atenção plena, a meditação, respiração profunda e consciente, yoga e muitos outros. Com o tempo, esse estado de mente calma vem a se tornar um estilo de vida. Mas não se confunda: plenitude nada tem relação com passividade. Este estado de espírito faz com que você viva o agora, com todas as emoções que há para viver.


Além disso, o ato de meditar nos ajuda a encontrar a paz interior, resgatando qualidades esquecidas, evoluindo interiormente, alcançando a sensação de bem-estar e a felicidade. Assim, a pessoa se torna mais autoconsciente, entendendo seus pensamentos e suas sensações, descobrindo como retornar à paz mesmo nas épocas de situações difíceis.


Também é importante ressaltar que, apesar da medição (o estado meditativo) ser o seu próprio objetivo em si mesma, ela também contribui para a além da saúde mental, a meditação é muito benéfica para a saúde física, ajudando também no fortalecimento do sistema imunológico, melhora na qualidade do sono e redução das dores crônicas.


Quer continuar essa conversa? Se junte a gente no nosso grupo no telegram. Lá compartilho alguns exercícios de atenção plena e também alguns conselhos para vivermos no agora!


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo