Buscar

Autoconhecimento: quem é você além da sua profissão?

Atualizado: 6 de Set de 2021

Se conhecer profundamente, saber identificar seus medos, sentimentos e manejar suas emoções são pontos importantes para entender que você é um indivíduo além da sua profissão ou papéis que ocupa e funções que desempenha. E isso só é possível com o autoconhecimento.


Essa plenitude só é capaz de ser alcançada quando há a prática do autoconhecimento. Essa evolução constante é importante para entendermos a verdadeira essência de cada indivíduo, onde queremos chegar, o que é necessário mudar e como alcançar nossas metas e desejos.

Quem é você quando não está trabalhando? Quer aprender sobre práticas do autoconhecimento? Entenda mais sobre esse assunto neste texto!


O que é autoconhecimento?


Como o próprio nome já sugere, o autoconhecimento é o que cada

indivíduo conhece sobre si mesmo. Essa é uma característica importante para entender os sentimentos e pensamentos positivos e negativos que aparecem quando menos esperamos.


Praticar o autoconhecimento é uma maneira de manter a sua saúde mental equilibrada, pois ajuda para que tenhamos uma resposta mais consciente para solução de conflitos internos e problemas do dia a dia.


É uma maneira de autocuidado, incentivo pela busca de oportunidades e garantia de desenvolvimento a todo instante, mesmo quando nem percebemos. Sabe por quê? Quando nos conhecemos de verdade também somos capazes de compreender melhor as situações e as pessoas que nos cercam.



Por que o autoconhecimento é tão importante?


Praticar o autoconhecimento te transforma, te tira dessa zona de conforto (muitas vezes não tão confortável assim) e te livra desse costume de viver no piloto automático.


Pensar sobre seu comportamento fará acender uma luz fazendo com que você aja de uma maneira pensada, modificando seu padrão de comportamento para melhor. A prática do autoconhecimento é significativa principalmente para ter uma visão mais consciente dos pensamentos e sentimentos e dar o primeiro passo em direção a mudança que você deseja.


Seja para fazer algo que está adiando ou para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, para atingir a autorrealização é necessário se conhecer, saber os seus objetivos e estabelecer o que precisa para chegar ao resultado planejado.


O autoconhecimento é a forma de dedicar um tempo somente para você, dizer adeus às ações automatizadas e iniciar a jornada para ser uma pessoa melhor de acordo com os seus moldes e desejos.



Como desenvolver o autoconhecimento?


Desenvolver a prática do autoconhecimento pode parecer trabalhoso, mas é fundamental para lidar com as responsabilidades da vida. Separei 4 dicas para colocar em ação essa habilidade na sua rotina, confira:



1- Tire um tempo para refletir: pensar sobre a própria vida é um ótimo começo para a prática do autoconhecimento. Após refletir sobre suas atitudes e emoções, surgirão alguns questionamentos que devem ser estimulados. Eles dizem muito sobre você.


2- Defina suas características marcantes: fazer uma lista com as suas principais características pode ser uma forma interessante de perceber quem você realmente é.


Em primeiro lugar, defina detalhadamente quais são as suas qualidades. (seja honesto consigo mesmo ao fazer isso), depois, liste os seus defeitos. (Esse pode ser o momento de grande descoberta), pois reconhecer seus defeitos é o primeiro passo para uma mudança verdadeira de comportamento.


3- Pense fora da caixa: é necessário ter a mente aberta para se autoconhecer e praticar novos hábitos. Desconstrua e construa, o ideal é ter disposição para ouvir novas ideias e olhar por outro ângulo.


Mantenha-se disposto a mudar, repensar, se adaptar e evoluir sempre que for necessário.


4- Pratique a meditação: essa é uma prática bastante utilizada por quem busca ser mais autoconsciente.


Praticar meditação ajuda no combate a ansiedade e estimula a autocompreensão e autocuidado. Além de trazer mais presença e atenção plena na hora de agir.



Uma diquinha extra: a gente tem um grupo no telegram com práticas semanais de atenção plena. Quer saber mais? Entre em contato comigo!




_____

Fotografias

1) Inga Gezalian

2) Caroline Veronez

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo